Articles

Teste para Depressão

In Saúde on Julho 4, 2010 by Admin

Teste de Depressão – Auto-avaliação segundo Hamilton
Some os pontos à esquerda e veja o resultado no final:
Questão 1. Como anda o seu humor ultimamente?
(0). Tranqüilo
(1). Irritado
(2). Mal humorado impaciente e ansioso
(3). Triste, pessimista e sem esperanças
(3). Vejo tudo negro e sem saída

Questão 2. Tem sentimentos de culpa?
(0). raramente
(1). às vezes acho que falho muito
(2). sinto que vou decepcionar as pessoas
(3). arrependo-me de erros passados e fico pensando neles
(4). o que está acontecendo é um castigo

Questão 3. Você já teve idéias de morte?
(0). raramente
(1). acho tudo muito chato
(2). sinto a vida pesada e que não vale à pena
(3). já pensei em suicídio
(4). já tentei o suicídio

Questão 4. Você tem dificuldade em adormecer?
(0). não
(1). de vez em quando
(2). sempre

Questão 5. Você acorda durante a noite?
(0). nunca
(1). sono agitado
(2). acordo freqüentemente

Questão 6. Você acorda cedo demais?
(0). nunca
(1). acordo de madrugada, mas volto a dormir
(2). acordo e não volto mais a adormecer

Questão 7. Você é preguiçoso?
(0). nunca
(1). sou preguiçoso e acomodado
(2). sinto-me fraco e tudo requer um grande esforço
(3). perdi o interesse e produzo muito menos
(4). não faço mais nada

Questão 8. Você tem dificuldades em se concentrar?
(0). raramente
(1). sou disperso e perco-me nos meus pensamentos
(2). só penso nos meus problemas
(3). já não consigo ver filmes ou TV
(4). nada me interessa/não me importo com nada

Questão 9. Você é inquieto?
(0). raramente
(1). estou sempre a mexer em alguma coisa
(2). brinco com as mãos, com o cabelo
(3). torço as mãos, rouo as unhas, mordo os lábios
(4). não paro quieto, da-me aflição

Questão 10. Você se sente nervoso e irritado?
(0). raramente
(1). de vez em quando
(2). estou tenso e quase sempre estou preocupado
(3). tenho medo de que algomau possa acontecer
(4). sinto-me apavorado

Questão 11. Você tem sintomas físicos (coração acelerado, boca seca, dor de cabeça, gazes, cólicas, etc.)?
(0). raramente
(1). às vezes
(2). tenho sintomas físicos freqüentes
(3). constantemente
(4). vários sintomas diariamente

Questão 12. Como esta o seu apetite?
(0). bom
(1). como forçado, mas como
(2). tenho comido muito menos
(3). como muito pouco
(4). quase não como

Questão 13. Como esta a sua sexualidade?
(0). normal
(1). teve uma pequena diminuição
(2). diminuiu bastante
(3). não quero saber mais de sexo

Questão 14. Você se preocupa com a sua saúde?
(0). não
(1). pouca coisa
(2). sou cismado e adoro ir a farmácia
(3). sou uma pessoa muito doente

Questão 15. Você andou perdendo peso?
(0). não
(1). pouca coisa
(2). mais de 3 kg
(3). bastante

Questão 16. Você acha que está deprimido?

(0). penso que sim
(1). tenho dificuldade em aceitar
(2). o problema é de outra origem, não emocional
(3). de maneira nenhuma

Questão 17. O seu humor muda durante o dia?
(0). raramente
(1). pouco
(2). bastante
(3). melhor momento do dia é quando o dia acaba

Questão 18. Você se sente longe, distante, fora de seu eu?
(0). não
(1). raramente
(2). de vez em quando
(3). bastante
(4). sempre

Questão 19. Você se sente perseguido, amedrontado?
(0). nunca
(1). sou desconfiado
(2). as coisas não me favorecem
(3). às vezes acho que o mundo esta contra mim
(4). totalmente!

Questão 20. Você tem manias ou pensamentos recorrentes?
(0). raramente
(1). tenho algumas manias
(2). tenho muitas manias e alguns pensamentos fixos
(3). sou cheio de manias e pensamentos fixos

Resultado após somar os pontos de cada questão:
>= 50 – Tem uma depressão grave, precisa de tratamento médico urgente. Peça ajuda a familiares se não se achar capaz de procurar sozinho/a um médico.
>= 32 e < 50  – Tem depressão media, procure um médico o mais cedo possivel.
>= 18 e < 32  – Esta a desenvolver uma depressão, procure ajuda, fale com familiares e amigos, e se não ajudar procure um médico.
>= 5 e < 18 – Não tem depressão, mas tem alguns sintomas preocupantes, procure saber se está sobrecarregado/a ou em stress
<5 – É uma pessoa equilibrada
IMPORTANTE: Esta é uma escala que tem por objetivo apenas uma orientação e não serve para diagnóstico. Caso haja dúvida, consulte um psiquiatra.
(Adaptação da Escala de Hamilton para Avaliação da Depressão HAM-D)

Deixe uma Resposta

