Articles

Alimentação para um sono tranquilo

In Saúde on Julho 25, 2011 by Admin

Alimentação – Para ter um sono tranquilo

Alimentação x Sono

Uma das principais razões para o sono interrompido é uma dieta rica em açúcares, farinhas refinadas e produtos industrializados em geral.

Nossa alimentação é crucial para o sono

O que você come e quando come interfere no sono.
Crianças são mais saudáveis e dormem melhor se tiverem uma dieta equilibrada, contendo uma variedade de alimentos de todos os grupos da pirâmide alimentar.
Uma das chaves para uma boa noite de sono é se alimentar de modo que seu cérebro seja ‘tranquilizado’ e não ‘agitado’ antes de dormir. Alguns alimentos contribuem para um sono restaurador, outros para que fiquemos acordados.

Tabela dos alimentos que NÃO são apropriados para comer no jantar (válido para adultos e crianças):

Comidas muito ricas em proteínas dão alerta e energia, particularmente se não são acompanhadas de carboidratos ou gorduras. Então evite oferecer ao seu filho comidas assim 2 horas antes de dormir (tempo médio para digerir).
Exemplos:
– carne vermelha
– bacon ou porco
– lingüiça
– presunto

Alguns alimentos podem criar problemas de sono por causar indigestão e gases, e agravar refluxo. Outros tem efeito estimulativo no sistema nervoso.
Então evite antes de sonecas e dormir a noite:

– bebidas cafeinadas
– chocolate

– brócolis
– hortelã
– comidas muito gordurosas
– comidas apimentadas
– suco de laranja ou outro cítrico
– margarina e manteiga
– aditivos e preservativos
– monosódio glutamato (encontrado em comidas asiáticas, como shoio)
– bebidas carbonadas (como refrigerante)
– açúcar
– carboidratos simples (arroz branco, batatas, pão branco)

Comidas apropriadas para bom sono

– leite materno (tem propriedade indutoras de sono para ambos mãe e bebe)
– leite de vaca (evite claro se seu filho tem alergias e NÃO adicione chocolate!)
– peru
– atum
– amendoas, cajus, nozes (cuidado com pedaços para crianças pequenas)
– manteiga de amendoim
– queijo “Cottage”
– queijo duro
– iogurte
– leite de soja, tofu, feijão de soja
– ovos
– banana (numa vitamina)
– abacate

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: