Articles

Depressão e alimentos processados

In Saúde on Agosto 5, 2012 by Admin

Em 2012, cientistas da Universidade de Las Palmas da Gran Canaria e da Universidade de Granada estudaram quase 9.000 participantes que nunca tinham sido diagnosticados com depressão. O estudo semestral, publicado na revista Public Health Nutrition Pública, revelou claramente que as pessoas que comiam fast food, fritos e produtos de pastelaria eram 51 % mais propensos a desenvolver depressão, quando comparados comparados com os que não o faziam.

Almudena Sánchez-Villegas, principal autora do estudo, encoraja as pessoas a evitar bolos, croissants, donuts, etc, assim como fast food: “Mesmo pequenas quantidades estão associadas a uma chance significativamente maior de desenvolver depressão.”

Os pesquisadores indicaram que, possivelmente as gorduras trans e saturadas seriam os principais culpados. Outras pesquisas já tinham demonstrado que as gorduras trans aumentam o risco de doença cardíaca podendo provocar inflamação no corpo e cérebro, interferindo assim com os neurotransmissores cerebrais e afectando humor.

Noutro estudo realizado durante um período de cinco anos e publicado no The British Journal of Psychiatry, os pesquisadores permitiram que 3.500 homens e mulheres  fizessem uma dieta rica em carne processada, sobremesas, fritos, chocolates, cereais refinados e  produtos lácteos com elevado teor de gordura. A conclusão foi que os participantes eram 58 % mais prováveis de ficarem deprimidos do que aqueles que se alimentaram maioritariamente de frutas, legumes e peixe. Os pesquisadores descobriram assim uma correlação direta entre o consumo de alimentos processados e a incidência de depressão e ansiedade. Estes alimentos incluiam farinha enriquecida, carnes processadas, snacks, adoçantes artificiais e açúcares adicionados a sumos comerciais sobremesas.

O famoso médico Andrew Weil, MD, declarou:. “Estou convencido de que a depressão pode representar apenas uma manifestação de aumento da inflamação por todo o corpo As gorduras dos alimentos processados podem muito bem contribuir para a depressão porque são pró-inflamatórios. “

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: